...

...

Cresce o número de turistas que visitam a Bahia

Publicada em: 17/11/2024 15:40 - Economia

 

 

A Bahia cresceu 58,5% no número de turistas internacionais que visitaram o estado, de janeiro a setembro de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023, enquanto no Brasil o crescimento foi de 12%. O estado se mantém na liderança como o principal portão de entrada de visitantes estrangeiros que buscam o Nordeste.
Nos nove primeiros meses deste ano, a Bahia recebeu 94.703 viajantes de outros países, 33 mil a mais que o segundo colocado, o Ceará, que registrou 61.700 estrangeiros. Em 2023, 59.754 turistas internacionais estiveram no território baiano; em 2024, até setembro, já são 35 mil estrangeiros a mais. Os dados são do Ministério do Turismo (MTure da Polícia Federal.
O aumento da participação da Bahia no mercado internacional de viagens é uma das prioridades da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA). A pasta tem como estratégias principais a captação de novos voos, a capacitação no exterior de profissionais do setor sobre os atrativos da Bahia e a promoção do destino em feiras de alcance mundial,segundo dados divulgados pelo Setur (Secretaria de Turismo da Bahia.
Salvador registrou um grande número de turistas  neste feriadão do dia 15, Proclamação da República  apreciando o pôr  do sol da Praia da Barra, uma das mais visitadas pelos baianos e turistas,  principalmente por ser o cartão postal de Salvador.
 A cidade contabiliza  aumento  em média de 54% na receita proveniente dos turistas que visitaram a capital baiana  para curtir as belas praias de Salvador  em comparação ao mesmo período do ano passado.
 De janeiro a julho deste ano, os visitantes gastaram cerca de R$11,4 milhões na cidade, contra R$7,4 milhões em 2023. Os dados do Observatório do Turismo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultmostram que no geral, Salvador recebeu cerca 5,2 milhões de visitantes neste  ano.
Junho foi o mês de maior destaque, registrando o maior aumento na receita turística e no fluxo turístico, com valores de 68% e 14,5%, respectivamente, ambos em comparação com o ano passado.

 

Reportagem Ana Meire Dias 

Foto Luiz Santos
 

 

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...