Conforme a idade vai chegando, o corpo apresenta perdas fisiológicas devido ao processo natural do envelhecimento. Mas envelhecer não significa adoecer. Preocupado com o bem-estar dos idosos o siteBahianews.com.br buscou informações visando trazer esclarecimentos que ajudem a tirar as dúvidas do público da terceira idade.
A fisioterapeuta, Caroline Flor disse em entrevista exclusiva da relevância do idoso fazer o tratamento fisioterapêutico que tem como finalidade prevenir e evitar perdas significativas e lesões.
Segundo a especialista em Fisioterapia Geriátrica,o tratamento é uma especialidade que realiza atendimento para as pessoas idosas acima de 60 anos, é uma forma de atender específica, “o contato é diferente ,o toque é mais suave, a pele um pouco mais flácida e sensível. Nós trabalhamos o corpo, a memória da pessoa, dentre esses aspectos; também consolidar o corpo, as limitações que o paciente possa ter como dificuldade, a exemplo, subir uma escada, realizar exercícios de equilíbrio, proporcionar qualidade de vida e gerar maior Independência dentro da casa com maior conforto”, disse Caroline Flor.
Segundo Caroline, a principal importância da especialidade é trazer autonomia, porque muitos idosos não querem depender dos filhos e netos preferem caminhar sozinhos,fazer as coisas dentro de casa e no trabalho.
Ainda de acordo com ela, a fisioterapia contribui positivamente para a saúde, pois condiciona a qualidade de vida através tarefas de memória, equilíbrio, diminui o risco de acidentes, porque uma queda corre um grande risco de fraturas de coluna , pé ou ombro, a maioria dos idosos tem Osteoporose ( uma doença que se caracteriza pela perda progressiva de massa óssea, tornando os ossos enfraquecidos e predispostos a fraturas), e consequentemente vai perder músculo por não fazer atividade física, contribui também Independência e com certeza para a maior condição vida e essa qualidade de vida somada a qualidade de saúde, temos pacientes com 85 na Clínica Caroline Flor vivendo com boa memória, corpo e bem humorados, viver mais tempo, porém com saúde”, destaca a fisioterapeuta.
Questionada sobre os objetivos dos procedimentos, Caroline afirmou, “depende muito como o paciente chega para fazer o tratamento, por exemplo, um paciente que chega com dor na coluna, o nosso objetivo inicialmente é reduzir as dores e proporcionar que ele consiga tomar banho sozinho, lavar o pé, levantar do sofá sem ninguém precisar ajudar, sair para comprar uma fruta e viver livre e melhor”,
De acordo com a especialista os benefícios são vários, Independência, qualidade de vida e saúde, quando os pacientes se deslocam para a clínica eles se preocupam em si arrumar, as mulheres pensam em fazer unhas, cuida dos cabelos acaba sendo um evento, a autoestima vai melhorando a cada sessão, além de melhora física, visual e mental e com o aumento da autoestima por conta da reabilitação, o idoso se sente mais competente e útil, porque consegue realizar grandes coisas, nos trabalhos individuais ou em grupo, com ajuda e incentivo do colega”, concluiu Caroline Flor.
Veja vídeo
Reportagem Ana Meire Dias
Foto Arquivo pessoal