Os 40 anos do Hospital Clériston Andrade, celebrados nesta quinta-feira (14), foram celebrados pelo deputado estadual Robinson Almeida em moção de aplausos apresentada na Assembleia Legislativa. O parlamentar destacou a importância da unidade hospitar, localizada em Feira de Santana, que atende todo interior da Bahia e teve sua capacidade ampliada nos governos liderados pelo PT.
O HGCA foi inaugurado em 14 de março de 1984, na época batizado como Hospital Regional Clériston Andrade, ex-prefeito de Salvador, que faleceu em decorrência de um acidente de helicóptero, em 1982.
"Ao longo de todo o período de funcionamento passou por inúmeras reformas e reformulações administrativas, destacando-se a reforma da emergência, em 2018, e a construção do HGCA 2, em 2020, com centro cirúrgico equipado com 11 (onzesalas, e sala de recuperação pós-anestésico com 12 (dozeleitos. Dispõe de 40 (quarentaleitos de UTI, e um moderno centro de hemorragia digestiva. Recentemente, foi inaugurado um novo laboratório, com estrutura de excelência, totalmente informatizado, e com mais de 20 (vinteespecialidades específicas para egressos do hospital", afirmou Robinson, líder da Federação PT, PC Do B e PV.
"O HGCA é conveniado 100% com o Sistema Único de Saúde (SUS), e alcançou em 2023 a marca de 214.736 procedimentos realizados. No mesmo ano de 2023 efetuou 50.472 atendimentos, entre procedimentos emergenciais e ambulatoriais, além de 164.264 serviços de apoio diagnóstico terapêutico", detalhou.
O HGCA é considerado a maior unidade hospitalar da rede estadual no interior do Estado, e o único que atende procedimentos de médiae alta complexidade para a macrorregião centro-leste, com 126 municípios pactuados, o que lhe atribui o atendimento a uma população superior a 2 (doismilhões de cidadãs e cidadãos.
"O HGCA tem sido pioneiro em diversos projetos e ações. É o único hospital responsável pelos partos de alto-risco em Feira de Santana e região, precursor na implentação do método canguru, além de ter sido o primeiro hospital baiano a receber o título de “amigo da criança”. Recebeu recentemente, da World Stroke Organization (WSO), o prêmio internacional Angels Award, categoria Diamond, pela boa assistência ao paciente com acidente vascular cerebral (AVC)", conta Robinson.
"Atualmente, também, tem modenos equipamentos no centro de imagens, especialmente um tomografo que usa de inteligência artificial na captura de imagens e redução do índice de radiação. É considerado pelo Ministério da Saúde como referência em internação domiciliar, em assistência de alta complexidade em neurologia/nuerocirurgia, serviço de reabilitação física intermediária, UTI adulto e em emergência", informou o parlamentar no documento protocolado na Assembleia Legislativa.
Robinson Almeida também rendeu homenagens aos
27 diretores que contribuíram com a instituição e recordou o amigo José Carlos Pitangueira.
"O mais longevo deles foi o saudoso Dr. Pitangueira, que permaneceu diretor por 10 anos, entre os anos de 2013 a 2023. Atualmente, o HGCA está sob os cuidados da Dra. Cristiana França, que assumiu a diretoria geral em março de 2023", destacou.
Na moção, Almeida ressaltou ainda que o HGCA também contribui com pesquisas científicas na área da saúde.
"O hospital tem atuado fortemente como indutor da pesquisa científica, e promove, anualmente, uma mostra integrada, em parceria com diversas instituições de ensino superior conveniadas. Além disso, é credenciado do Ministério da Educação (MECcomo hospital ensino para residência médica e ocupa a segunda colocação entre as instituições de ensino de nível superior e técnico dentre as unidades de gestão direta do Estado", disse.
"Não somente pela avantajada estrutura e equipamentos de ponta, mas também pela dedicação do corpo técnico do HGCA, sempre preocupada em melhorar o atendimento oferecido aos pacientes, merecem todas as homenagens e encômios, em razão do transcurso de 40 anos de funcionamento, comemorados neste 14 de março", concluiu o legislador.
Fonte e foto Ascom