Neste sábado (20), a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, visitou a Unidade Estadual de Pronto Atendimento (UPAe o Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana, para inspecionar as unidades, que estão recebendo ocorrências da Micareta de Feira. A festa, o maior Carnaval fora de época da Bahia, será encerrada neste domingo (21), após quatro dias de folia.
"As duas unidades estão cheias, mas não é por conta da micareta e, sim, com atendimentos em decorrência da Dengue e de traumas ortopédicos causados por acidentes de trânsito, sobretudo. Aliás, o saldo da micareta, até aqui, é positivo. Mais de 200 mil pessoas já passaram pela festa, segundo a Secretaria de Segurança Pública, e tivemos poucas ocorrências se considerarmos essa quantidade de pessoas. Nenhuma das ocorrências teve gravidade e alguns pacientes já tiveram alta", afirma Roberta Santana.
Ao todo, foram seis pacientes provenientes dos circuitos, três para a UPA, dois para o HGCA e um para Hospital Estadual da Criança (HEC). Durante a festa, as unidades que fazem parte da rede estadual de saúde estão funcionando em esquema especial, garantindo que baianos e turistas possam curtir tranquilos.
Além desse reforço, um estande de Testagem Rápida está funcionando na antiga Norauto, onde foliões podem realizar testes para HIV, sífilis e hepatites B e C. Mais de 1.500 exames já foram feitos nos dois primeiros dias de micareta.
Fonte e foto Ascom