Quantos Henry precisam morrer? É com esse questionamento que expresso meu repúdio a violência contra crianças e adolescentes.
Um dos direitos mais importantes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECAdiz "é dever da família da sociedade e do estado assegurar à criança e ao adolescente com absoluta prioridade o direito à vida à saúde à alimentação à educação ao lazer à profissionalização à cultura à dignidade, ao respeito, à liberdade à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão."
Mas esse direito não está sendo cumprido no Brasil, observando as devidas proporções, pesquisas apontam que o número de casos de violência doméstica tem aumentado de forma assustadora.
Um dos exemplos dessa violência é o caso da tortura e morte de Henry Borel de apenas 4 anos de idade, supostamente assassinado pelo vereador Dr. Jairinho (Solidariedade-RJe a mãe Monique Medeiros, ambos presos pela Policia Civil do Rio de Janeiro.
Os números analisados pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), mostram que entre 2010 e agosto de 2020, exatamente 2,083 crianças foram mortas por maus-tratos na faixa etária de zero a 4 anos de idade. Essa era a idade do menino Henry Borel, vítima de violência em casa que o levou à morte.
A pesquisa ainda revela que embora os números relativos a 2020 ainda sejam preliminares, a análise da década mostra que as agressões por meio de disparos de arma de fogo ou de arma não especificada lideram os óbitos entre crianças e jovens, totalizando 76,528 mil casos. Na faixa até 4 anos, esse tipo de agressão causou 386 mortes nos últimos dez anos. Em seguida, aparecem as agressões por meio de objeto cortante ou penetrante, com 10,066 mil mortes entre crianças e adolescentes de até 19 anos.
Eu pergunto porque tanta violência contra criança? Que mal elas fazem ? Ou ainda que fizesse quem somos nós para tirar a vida ?
Estamos passando por momentos difíceis com a pandemia da Covid-19 que já matou mais de 370 mil brasileiros, no entanto estamos sendo obrigados a conviver com a "pandemia da violência doméstica", sendo que o público alvo são crianças.
Deixo meu alerta para os pais ou responsáveis que cuidem das nossas crianças por que elas são o futuro da nossa nação, crianças são bênçãos de Deus, portando denuncie, proteja os inocentes, façamos jus do direito á vida e proteção.
Que este clamor alcance as autoridades para que criem políticas públicas para o combate a violência, que a justiça seja feita, que mais leis sejam criadas e sejam cumpridas de forma mais severa para punir e inibir essa ação cruel como o caso do garoto Henry que teve a vida interrompida.
Fica minha pergunta qual a punição para quem mata ou agride uma criança?. O que precisa melhorar na Lei brasileira para que esse cenário venha mudar? Vamos aqui interagir, deixe seu comentário, essa realidade precisa ser desconstruída, juntos podemos mudar a história para que não matem outros Henry ou quantos precisam morrer? Espero que haja amor pelas crianças e justiça seja feita.
Por Ana Meire Dias
Foto Reprodução O Globo